O NÚCLEO
QUEM SOMOS
O dia 9 de dezembro de 2015 assinala o início da Re-food em Coimbra. Neste dia, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, a ideia do Movimento Re-food foi apresentada à cidade, lançando-se o convite para que a comunidade se juntasse ao movimento. O primeiro projeto implementado pela Re-food Coimbra, a campanha "Pão e Bolos", começou em meados de 2016, consistindo na recolha regular de excedentes alimentares em estabelecimentos parceiros, tais como padarias e pastelarias, e na sua distribuição direta por uma rede de instituições de solidariedade social beneficiárias.
Em 2018 e 2019, o projeto aumentou a sua abrangência, começando a recolher excedentes alimentares em cantinas e restaurantes. Um crescimento exponencial foi verificado em 2020, quando a Re-food
Coimbra alargou as suas recolhas a supermercados e frutarias da região.
Para além das rotas diárias regulares da campanha “Pão e Bolos”, são também realizadas recolhas extraordinárias não programadas na sequência de eventos pontuais em que há excedentes alimentares, tais como grandes conferências, cerimónias e festas estudantis.
O crescimento do movimento é notável e louvável na região de Coimbra. Contamos com o apoio imprescindível de cerca de 90 voluntários que dedicam o seu tempo a fazer a ponte humana entre quem tem uma “sobra diária” e quem tem uma “necessidade diária”. Em 2022, estão em funcionamento rotas diárias regulares que envolvem 26 fontes de alimentos e abrangem cerca de 700 beneficiários distribuídos por 20 instituições.