Sobre nós

A REFOOD tem como missão resgatar alimentos, alimentar as pessoas e incluir toda a comunidade local, cocriando uma sociedade mais sustentável, justa e solidária. 

INDEPENDENTE, SUSTENTÁVEL, 100% VOLUNTÁRIO

O Movimento REFOOD é independente, sustentável, 100% voluntário, democrático, orientado por cidadãos e organizado em comunidades locais. Dedica-se à recuperação de comida em boas condições e à alimentação de pessoas necessitadas através da inclusão da comunidade local. Em Portugal, a REFOOD encontra-se juridicamente constituída como associação sem fins lucrativos tendo também o estatuto de IPSS.

O Movimento REFOOD opera localmente na e para a comunidade, trabalhando sem remuneração, suportando unicamente os custos e investimentos que servem a sua missão.

LOCAL, NACIONAL, GLOBAL

Em cada país, o Movimento REFOOD atua convidando todos os membros da comunidade local a participarem na sua economia circular e solidária –  respeitando sempre a capacidade e disponibilidade de cada um. Juntos defendemos o meio ambiente e os mais  necessitados porque cada refeição resgatada é um ato de prevenção do desperdício e cada refeição entregue é um ato de reaproveitamento e um gesto de solidariedade. 

A REFOOD GLOBAL COMMUNITY desafia e capacita cidadãos em todo o mundo para transformar suas comunidades, ativando os recursos locais existentes para implementar a missão REFOOD. 

UM MUNDO MELHOR

A REFOOD aspira a um mundo novo, onde todos têm a comida de que necessitam; onde os alimentos produzidos vão primeiramente alimentar pessoas; os cidadãos participam ativamente na gestão dos preciosos recursos da comunidade, e todos assumem o seu poder, direito e obrigação de transformar o mundo num lugar melhor. 

 

OS NOSSOS VALORES

IGUALDADE: acreditamos que todas as pessoas compartilham uma dignidade humana comum e todos têm o direito de ter acesso a uma boa alimentação. 

SERVIÇO VOLUNTÁRIO: acreditamos no valor do serviço voluntário aos outros e à comunidade com um espírito de generosidade, amizade e harmonia. 

RESPEITO: acreditamos que todas as pessoas merecem ser tratadas com respeito e que devemos ser um espelho da benevolência respeitosa, visível e constante na comunidade. 

INCLUSÃO: acreditamos que toda a comunidade – pessoas e instituições – deve ser convidada a participar e devemos incluir todos os que abraçam nossos valores e missão. 

SUSTENTABILIDADE: acreditamos que devemos trabalhar para sermos sustentáveis social, ambiental e financeiramente, e também ao nível local, nacional e internacional. 

GRATIDÃO: acreditamos que a gratidão está no coração da REFOOD e deve estar presente em todas as interações entre voluntários, beneficiários, parceiros e a comunidade. Gratidão é a atitude que define nossa cultura.

© 2024 - REFOOD 4 GOOD (IPSS)  |  Política de Privacidade |