Da ideia ao movimento

Vivemos num mundo onde os alimentos em perfeitas condições são deitados ao lixo nos mesmos lugares onde pessoas passam fome. Vivemos num mundo de escolhas. Podemos optar por intervir no ciclo desnecessário de desperdício de alimentos e por realmente perceber quem ao nosso lado precisa de ajuda alimentar. Podemos escolher.  

A IDEIA

A ideia REFOOD nasceu da vontade de servir, de uma conversa durante um jantar em família num restaurante, e da constatação de que uma pessoa pode fazer a diferença. A palavra que deu origem à ideia foi “alternativa”, dar opção aos restaurantes de não deitarem fora o excesso de comida. Esse foi o momento relâmpago por trás da ideia REFOOD, seguido do maior obstáculo para qualquer inovação proposta: a decisão de realmente fazê-lo.

COMO TUDO COMEÇOU...

A preparação começou com a identificação de potenciais fontes de alimentos, parceiros, beneficiários, e um estudo da logística de recolha diária de alimentos excedentes, e uma bicicleta com cestas à frente e atrás. No dia 9 de Março de 2011, a Refood foi lançada com 30 restaurantes parceiros e duas paróquias parceiras (que ajudaram na identificação de potenciais beneficiários), numa zona de 7 quarteirões no centro de Lisboa. Dois turnos, de 15 restaurantes cada, produziram 1.000 refeições por mês – o suficiente para assegurar refeições para 50 pessoas, 5 dias por semana… 

COMO CRESCEU...

Os voluntários juntaram-se quando viram o trabalho a acontecer. A Refood foi notícia após 6 meses, ao ganhar um prémio, e muitos mais voluntários juntaram-se – permitindo a nossa primeira expansão e a duplicação da produtividade e do impacto. 

Em 2012, um voluntário liderou a primeira replicação “orgânica” da Refood. Em 2013, a Refood liderou uma ação de sensibilização que resultou na formação de 10 novas equipas em 10 novas comunidades. No final de 2014 existiam 8 centros em funcionamento e em 2015 eram já 24 os centros ativos …

O MOVIMENTO HOJE

No final de 2019, com 60 centros em atividade, a REFOOD contava com 7.700 voluntários, 7.000 beneficiários, 2.500 parceiros de fontes de alimentos e resgatava 2.500.000 refeições por ano (evitando que 1.125 toneladas de bio resíduos entrassem no ciclo de resíduos). 

A crise do COVID-19 tem sido uma oportunidade para inovar, adaptar, consolidar e preparar uma expansão global. Hoje temos equipas em operação em Espanha (Madrid) e equipas em desenvolvimento em Itália (Milão), EUA (Richmond, Va.) e Brasil (Salvador de Baia), com novas ferramentas prontas para impulsionar o nosso alcance global e levar os benefícios comprovados do Movimento REFOOD para comunidades em todo o mundo. 

© 2024 - REFOOD 4 GOOD (IPSS)  |  Política de Privacidade |