O NÚCLEO
QUEM SOMOS
A Reunião Sementeira, com vista à implementação de um Núcleo da Refood nas Caldas da Rainha, teve lugar no dia 11 de abril de 2015 no Auditório da Expoeste. A inauguração oficial do Centro de Operações aconteceu, cerca de oito meses depois, a 9 de janeiro de 2016.
As instalações do Núcleo situavam-se, inicialmente, no Bairro dos Arneiros tendo, posteriormente, passado para o Bairro da Ponte, onde hoje se encontra. No rés de chão encontra-se a parte operacional enquanto na cave se situa o escritório e o armazém.
Os voluntários deste Núcleo, que funciona de segunda-feira a domingo, distribuem-se pelas tarefas inerentes às Rotas e/ou aos Turnos. As primeiras consistem em recolher os excedentes alimentares e produtos em fim de validade, junto das cantinas, restaurantes e supermercados parceiros. Nos dias úteis são realizadas cinco rotas, enquanto aos fins de semana se efetuam duas. As tarefas dos Turnos consistem na divisão dos excedentes, tendo em conta as necessidades de cada agregado familiar,
e na distribuição dos mesmos aos beneficiários, bem como na organização e limpeza do Centro de Operações. Nos dias úteis existem quatro turnos, enquanto ao fim de semana funciona um.
Este Núcleo apoia, maioritariamente, famílias do concelho das Caldas da Rainha, mas, ocasionalmente, também residentes em Óbidos e São Martinho do Porto. Cada beneficiário vem ao Centro de Operações recolher refeições, em média, duas vezes por semana. Uma vez que trabalhamos com o excedente alimentar, o número de refeições que levam varia conforme o dia e o mês, no entanto, temos conseguido garantir no mínimo uma por cada pessoa do agregado familiar.
A Refood Caldas da Rainha conta com a colaboração de vários parceiros locais e da comunidade em geral. Para além dos que se constituem como fontes de alimentos, tem parceiros que garantem a continuidade das operações financiando as despesas correntes, os consumíveis e a manutenção dos equipamentos e das duas carrinhas que o Núcleo possui.