Rio de Mouro

O NÚCLEO

QUEM SOMOS

O Núcleo da Refood Rio de Mouro está implementado numa freguesia muito carenciada do Concelho de Sintra sendo o único existente neste mesmo Concelho.
Em 2013 um grupo de cidadãos, cientes do número de famílias carenciadas da Freguesia de Rio de Mouro e acreditando no projeto Refood já existente noutras localidades, abraçaram a ideia e lançaram o projeto de abertura de um núcleo nesta localidade do Concelho de Sintra. De 2013 a 2018, o grupo sofreu altos e baixos, saíram e entraram novos elementos sem nunca se desviarem do objetivo do projeto. Durante este período, por não haver instalações próprias, foram distribuídos na rua em local definido, de uma forma sistemática, pão e bolos que eram recolhidos de algumas padarias e confeitarias locais às famílias carenciadas indicadas pela Junta de Freguesia.
No dia 17 de fevereiro de 2018 é inaugurado o Núcleo da Refood Rio de Mouro, sediado no Mercado de Rio de Mouro, loja 11, apoiando famílias carenciadas da freguesia, sinalizadas e rastreadas pela Junta de Freguesia e pelo Agrupamento de Escolas Leal da Câmara. A abertura do Núcleo só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Sintra e da Junta

de Freguesia de Rio de Mouro.
Em 2018 e 2019 foram distribuídas aproximadamente 18.000 e 23.000 refeições respetivamente, distribuídas todos os dias úteis da semana bem como cerca de 100 cabazes de Natal no mês de dezembro.
Com o aparecimento da pandemia ‘covid-19’, Refood Rio de Mouro encerrou temporariamente o Núcleo em março de 2020, sendo o mesmo reaberto em abril, com a distribuição de refeições três vezes por semana de forma a garantir alimentos às famílias beneficiárias.
Mesmo com as condicionantes da pandemia, foram doadas no ano de 2020 cerca de 14.000 refeições aos beneficiários e ainda todos os excedentes alimentares a outras instituições locais, acabando por apoiar centenas de pessoas.
Em 2021, Refood Rio de Mouro, presta ajuda quatro dias por semana a cerca de 150 beneficiários e conta com 110 voluntários em atividade.
Para que este projeto mantenha o sucesso obtido até à data, Refood Rio de Mouro necessita de todo o apoio da comunidade em geral, do comércio local não só a nível alimentar, mas também a nível de bens não alimentares e ainda ajuda nas despesas correntes existentes (tais como consumos de água e luz).

O NÚCLEO

EM AÇÃO

PARCEIROS

O nosso núcleo REFOOD em números:

90

Voluntários

151

Beneficiários

16

Fontes de Alimentos

10

Parceiros

1500

Refeições /mês

Se quiseres mudar o mundo na tua comunidade, 2 horas por semana bastam!

MORADA

Avenida Gil Eanes - Mercado Municipal Rio de Mouro, loja 11
2635-003 -Rio de Mouro

HORÁRIO

3ª a 6ª feira: 16h30 – 21h

TELEFONE

SIGA-NOS